Social Icons

sexta-feira, 27 de abril de 2012

Database: Is Live and in Action!


Olá meus queridos Nerds,

Final de semana está batendo em nossas portas; Código: Nerd estará ao vivo na AGE, trazendo na semana que vem fotos deste grande evento, mas não é esse o assunto de hoje.

Esse post é para explicar para as pessoas que não tem experiência com RPG Live Action, muito menos com o RPG de mesa, que apesar da novela REBELDES estar difundindo este tipo de jogatina, na realidade não é nada daquilo que estão mostrando - apenas algumas coisas estão certas, mais eu não gosto.

Para quem assiste REBELDE e gosta daquilo, ai vai um exemplo de live action de verdade:


Agora que pudemos ter um gostinho do verdadeiro live action, vamos para a parte explicativa - segue mais um texto mega gigantesco (brincadeira!)



Sim, essa foto é real ^^
LARP (live action role-playing ou jogo de interpretação ao vivo) popularmente denominado de Live Action, é uma das formas de se jogar RPG.

Neste tipo de RPG as pessoas não imaginam o cenário narrado pelo mestre, mas sim o espaço em volta como cenário. Cada jogador representa o personagem como um ator representa um papel, porém os personagens foram construidos anteriormente com a ajuda do mestre e eles também não seguem um "script"

Para quem está de fora, parece mais um bando de malucos fantasiados, já que na maioria das vezes os jogadores se vestem como seus personagens, também a mais de um mestre para ajudar a desenrolar a história - mais ou menos quando os bibas do REBELDE se encontram - a única diferença é que não existe uma aventura pré-determinada, como no RPG comum.

Atenção! Esta explicação é extremamente importante...

Segundo as regras do Live Action, NENHUM CONTATO FÍSICO É PERMITIDO.

As regras para a disputa variam muito, porem a falta de contato físico é unanime, mais uma vez, É UNANIME, em todas as partidas. Isso acontece por vários motivos; primeiramente evita-se brigas entre jogadores; em segundo lugar, evita-se que os jogadores utilizem seus personagens  como forma de paquerar outros - ou seja o beijo encenado durante o live de REBELDES, NUNCA poderia ter acontecido. - Toda a ação que representa um toque de ser narrada, mas nunca encenada. O live é para interpretação dos personagens, e não para a demonstração das habilidades físicas do jogador.

Outra orientação muito importante é a de não utilizar armas verdadeiras , nem imitações semelhantes. Se o personagem utiliza uma espada, deve-se optar pelas cores berrantes e obviamente artificiais - tipo as feitas de durepox -, se o personagem utiliza uma pistola, a regra é a mesma. Imagina a policia parando um monte de loucos com armas, por causa de uma denuncia de alguém que não sabia se tratar apenas de um jogo.

Live Action com foco em Combate
Há estilos diferentes de live action como vocês podem ver abaixo:

Social: é mais o estilo que a novela REBELDES utiliza. Os jogadores conversam uns com os outros, fazem alianças, acordos, trocam idéias, etc.

Combate: normalmente possui uma temática medieval e o foco é o combate com espadas (como na foto ao lado), onde os jogadores usam armaduras e armas.

Mesclado: há também o live action que equilibra a questão de interpretação e combate.


Atualmente o Brasil possui dois grupos de Live Action que estão tentando difundir a prática do hobby. Um dos pioneiros é o grupo O Graal e a Draikaner, que atualmente possuem grupos nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.


Portanto meus queridos, mesmo a novela REBELDE estar fazendo muita merda, mais muita mesmo, há algumas coisas que podem ser consideradas corretas. Apesar de nunca ter jogado, admiro muito a galera que joga RPG dessa forma, pois é uma dinâmica muito diferente.

Durante todo o post tenho destacado o nome da novela REBELDE,  por conta de todos os erros cometidos pela produção, que provavelmente não devem ter pesquisado sobre o live action e estão fazendo qualquer merda, novamente, PROVAVELMENTE. Não estou afirmando nada, pois tentamos entrar em contato com a emissora e ninguém quis falar conosco. Mais RPG é bom e eles tem ajudado a divulgar o jogo (pelo menos isso).

Segue link do post sobre RPG de mesa: Histórias de RPG I


Tenham todos um ótimo final de semana, deixem seus comentários e até segunda.

2 comentários:

  1. Opa, tudo bom? Eu sou o Flávio, atual líder do Graal MG, passando só pra dizer que gostei do post e que ficamos honrados com a referência. Se quiserem um maior aprofundamento sobre o LARP/TAI, é só avisar!

    E bom, o contato do Graal citado no post é somente do Graal MG, para os jogadores da RMBH (Região Metropolitana de Belo Horizonte). Recentemente (bem recente mesmo) também foi fundado o grupo Graal Maringá, por um de nossos antigos membros.

    Minhas sinceras considerações,
    Flávio Lua )
    Primeiro Arauto do Grupo 'O Graal' de Live Action Medieval (Minas Gerais)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela consideração. Foi uma honra trabalhar nesse post.

      Excluir