Social Icons

sexta-feira, 27 de julho de 2012

Database: I'm Batman!



Olá nerds,

A semana passou voando e nos já estamos na sexta-feira. Hoje é dia de Database com nosso cavaleiro das trevas. Quem já viu o filme deve estar bem animado (ou não) com o resultado da última produção do diretor Christopher Nolan.

O filme estreia hoje nos cinemas brasileiros e trara como titulo Batman - O Cavaleiro das Trevas Ressurge. Não poderemos contar nada sobre o filme, até por que eu iria soltar um spoiler gigantesco (recomendo não ler nem os jornais hoje), portanto hoje faremos um releitura dos filmes do nosso querido Batman.

Antes de tudo, segue trailer do novo filme Batman - O Cavaleiro das Trevas Ressurge.



Me deu até frio na espinha ao ver o trailer. Realmente Christopher Nolan não poupa esforços nem dinheiro em seus trabalhos (arrepiei foda), mais vamos ao nosso Database de hoje.

Atenção: Créditos desse artigo ao titio Wiki.

Batman (1989) - dirigido por Tim Burton




Tim Burton assumiu a direção do primeiro filme da série em 1986. Vários atores foram considerados para o papel de Batman antes de Michael Keaton ser escalado. Keaton causou uma controvérsia, em 1988, pois ele se destacava mais como ator de comédias e muitos observadores duvidaram que ele pudesse retratar um papel sério e dramático. Jack Nicholson aceitou fazer o papel do personagem Coringa, sob condições estritas, que ditou um alto salário, uma parcela dos lucros de bilheteria e seu cronograma de filmagem. O orçamento foi de US $ 30 milhões para 48 dólares milhões (o Tim também adora gastar). O filme recebeu críticas positivas, quebrando recordes de inúmeras bilheterias, e ganhou o Oscar de melhor direção de arte. O filme arrecadou mais de US $ 400 milhões, e deixou um legado sobre a percepção moderna do gênero de filmes de super-heróis.

Batman Returns (1992) - dirigido novamente por Tim Burton

Apos muito chororó em cima de Burton, que não queria dirigir uma continuação, Daniel Waters escreveu um  roteiro que o deixou satisfeito e convencendo de reprisar seu papel como diretor. Wesley Strick fez mudanças no roteiro, excluindo as aparições de Harvey Dent e Robin e reescrevendo o clímax (ou seja, foda-se a opinião do diretor, eu que estou escrevendo essa merda). Várias atrizes foram consideradas para o papel da Mulher-Gato antes de Michelle Pfeiffer ser escalada, enquanto Danny DeVito foi escolhido para retratar o Pinguim. As filmagens começaram, em Burbank, Califórnia, em junho de 1991. Batman Returns foi um sucesso financeiro, mas a Warner Bros estava decepcionada com o filme, principalmente pela bilheteria ter rendido menos do que o filme anterior. No entanto, o filme ainda recebeu críticas positivas, mas também recebeu críticas negativas por conta de sua violência e insinuações sexuais que poderiam ser inadequados para crianças (é uma critica...).

Batman Forever (1995) - dirigido por Joel Schumacher

Joel Schumacher substituiu Tim Burton como diretor (só por que não rendeu tanto dinheiro), enquanto Burton decidiu permanecer como produtor. No entanto, Michael Keaton decidiu não reprisar seu papel por não ter gostado do roteiro do filme, e assim foi substituído por Val Kilmer. Chris O'Donnell foi introduzido como Robin, Jim Carrey estrelou como O Charada (inclusive foi um excelente papel), enquanto Tommy Lee Jones estrelou como Duas-Caras. As filmagens começaram em setembro de 1994, e Schumacher teve dificuldades em trabalhar com Kilmer e Jones. Batman Forever foi lançado em 16 de junho de 1995 como um sucesso financeiro, ganhando 350 milhões de dólares em todo o mundo e três indicações ao Oscar, nas categorias de melhor som, melhores efeitos sonoros e melhor fotografia, mas o filme teve revisões misturadas dos críticos (seja lá o que isso foi).

Batman & Robin (1997) - dirigido novamente por Joel Schumacher



O desenvolvimento para Batman & Robin começou após Batman Forever, e Val Kilmer não reprizou seu papel, por causa de conflitos de agenda com The Saint, e foi substituído por George Clooney. Arnold Schwarzenegger estrelou como Senhor Gelo, enquanto Uma Thurman estrelou como Hera Venenosa e Alicia Silverstone como Batgirl. Chris O'Donnell reprisou seu papel como Robin. As filmagens começaram em Setembro de 1996 e terminaram em Janeiro de 1997, duas semanas à frente do cronograma de filmagem. Batman & Robin foi lançado em 20 de junho de 1997, e foi alvo de bastantes críticas negativas. Os observadores criticaram o filme por causa de sua abordagem toyetic e camp (nani?), e por insinuações homossexuais que foram adicionadas por Schumacher (¬¬'). Ainda assim, o filme foi um sucesso financeiro, mas continua a ser o menos bem sucedido da série de filmes Batman. O filme recebeu inúmeras indicações ao Framboesa de Ouro e está entre os piores filmes de super-heróis de todos os tempos.

Batman Begins (2005) - dirigido por Christopher Nolan


O diretor/roteirista Christopher Nolan e o co-roteirista David S. Goyer começaram a trabalhar em Batman Begins no início de 2003 com o objetivo de um tom mais sombrio e realista, com a humanidade e realismo sendo a base. O filme, que foi filmado principalmente na Inglaterra e Chicago, contou com acrobacias tradicionais e modelos em escala, imagens geradas por computador foram usadas minimamente. Christian Bale estrelou como Batman. Liam Neeson estrelou como Ra's al Ghul (embora disfarçado de Henri Ducard) e Cillian Murphy estrelou como O Espantalho. Katie Holmes também estrelou no filme como o interesse amoroso de Bruce Wayne, Rachel Dawes. Um novo Batmóvel (chamado de Tumbler) e uma nova Bat-roupa foram ambos criados especialmente para o filme. Batman Begins recebeu bastante críticas positivas e foi comercialmente bem sucedido. O filme estreou em 15 de junho de 2005 nos Estados Unidos e Canadá em 3.858 cinemas. O filme arrecadou EUA $ 48 milhões em sua semana de estréia, acabou ganhando US$370 milhões dólares em todo o mundo. O filme recebeu uma taxa de aprovação de 85% total de Rotten Tomatoes, e foi nomeado para o Oscar de Melhor Fotografia. Os críticos observaram que o "medo" era um tema comum ao longo do filme, e comentaram que tinha um tom mais escuro em relação aos quatro filmes da franquia anterior do Batman. O filme também popularizou a noção de reinicializações de franquias em Hollywood.

The Dark Knight (2008) - novamente dirigido por Christopher Nolan



Christopher Nolan repetiu suas funções como diretor, e trouxe seu irmão, Jonathan, para co-escrever o roteiro do segundo filme. The Dark Knght apresenta Christian Bale, reprisando seu papel como Batman / Bruce Wayne, Heath Ledger como Coringa (que foi um dos melhores coringas de todos os tempos) e Aaron Eckhart como Harvey Dent / Duas-Caras. As filmagens começaram em abril de 2007, em Chicago. O filme também foi filmado em outros locais, incluíndo Pinewood Studios e Hong Kong. Em 22 de janeiro de 2008, depois que ele terminou de gravar as cenas do filme, Ledger morreu de overdose após tomar seu remédio para dormir. A Warner Bros tinha criado uma campanha de publicidade viral para o filme, o desenvolvimento de sites promocionais e trailers destacaram capturas de tela de Ledger como o Coringa, mas após a morte de Ledger, o estúdio focalizou a sua campanha promocional. O filme foi lançado em 16 de julho de 2008 (na Austrália) e 18 de julho de 2008 (na América do Norte), o filme foi recebido com críticas positivas após o seu lançamento, e se tornou o segundo filme do Batman a ganhar mais de US $ 500 milhões em bilheteria, e o primeiro a faturar mais de um bilhão de dólares no mundo inteiro, e definir numerosos outros registros no processo. Ele recebeu oito indicações ao Oscar, e ganharam duas nomeações no Oscar 2009: Melhor Edição de som e Melhor ator secundário (uma vitória póstuma para Heath Ledger), tornando-se o segundo filme do Batman a receber uma vitória no Oscar.


Galera, chega ao fim mais um Database. Espero que vocês tenham gostado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário